Skip to content

Contabilidade Financeira: o que é e como usar?

Contabilidade Financeira: o que é e como usar?

A contabilidade financeira é uma ramificação da contabilidade que tem como objetivo analisar o fluxo econômico de uma empresa, que inclui faturamentos, despesas, patrimônio, investimentos, entre outras transações financeiras relativas a um negócio.

Os dados analisados pela contabilidade financeira são essenciais para o planejamento e desenvolvimento de um empreendimento a curto, médio e longo prazo. Além de serem importantes na prestação de contas e transparência de uma empresa.

A contabilidade financeira é um dos mais importantes aspectos para a administração de uma empresa. E você, sabe o que isso quer dizer? Vamos falar um pouco sobre esse assunto nas linhas a seguir. Boa leitura!

O que é contabilidade financeira?

A contabilidade financeira é uma das áreas especializadas da contabilidade relacionado à análise, resumo e relatório das transações financeiras de uma empresa. É um dos aspectos mais importantes, pois recolhe e processa todos os dados financeiros e contábeis relativos ao negócio, incluindo análise de faturamento, despesas, patrimônio, investimentos e etc.

Os relatórios gerados pelas análises feitas pela contabilidade financeira são documentos muito importantes para o negócio, pois fornecem informações sobre a saúde financeira da companhia aos proprietários, acionistas, gestores, investidores, dentre outros, apoiando-os na tomada de decisões.

Algumas características da contabilidade financeira:

– Trabalha com transações de natureza histórica, isto é, que já aconteceram;

– Considera as transações monetárias;

– Trata-se de um requerimento legal, ou seja, precisa ser realizado pelas empresas;

– Suas análises são fundamentais para a tomada de decisões;

– Faz uma avaliação profunda da saúde financeira da empresa.

Qual é a finalidade da contabilidade financeira?

A contabilidade financeira tem como finalidade analisar os fluxos financeiros de uma empresa, sejam eles de entrada ou de saída. Ela também cumpre com algumas obrigatoriedades legais. Essa área da contabilidade preza pela análise dos dados financeiros de um negócio, não apenas atuais, mas também dados anteriores, incluindo seu histórico financeiro.

Pode parecer simples, mas a contabilidade financeira se destaca em relação a contabilidade tradicional por proporcionar ao negócio um olhar mais estratégico. Como ela analisa todo o fluxo econômico de uma empresa, essa modalidade com viés financeiro é uma ferramenta de gestão do negócio.

Sendo assim, a contabilidade financeira fornece informações essenciais para avaliação e manutenção da saúde financeira de uma empresa. Os relatórios gerados por profissionais especializados nesta modalidade costumam ser a base para avaliação de acionistas e, até mesmo, para processos judiciais.

Quem utiliza a contabilidade financeira?

A contabilidade financeira é obrigatória para qualquer empresa para fins de auditoria, sendo que as informações devem ser publicadas e auditadas. Ela é utilizada por investidores, credores, administradores, governos e concorrentes, cada um deles com seu interesse nas informações contábeis das entidades.         

Além disso, a contabilidade financeira é essencial nas empresas, pois permite que seus  gestores tenham em mãos informações importantes para tomada de decisões mais assertivas.

O que é contabilidade financeira e gerencial?

De forma simples, podemos dizer que a principal diferença entre a contabilidade financeira e a gerencial está na forma como elas são realizadas. Enquanto a financeira é desenvolvida para conhecimento e avaliação dos usuários externos (acionistas, investidores e etcs), os dados e informações fornecidos pela contabilidade gerencial são utilizados pelos gestores da empresa.

Ambas são fundamentais para qualquer gestão. Enquanto a contabilidade financeira se preocupa especificamente com as informações financeiras, ou seja, dados históricos e informações estritamente monetárias, a contabilidade gerencial também analisa cenários futuros e faz uso de informações não monetárias.

O momento de utilização das informações de cada uma das modalidades contábeis, também é diferente. A contabilidade financeira é realizada em períodos determinados, muitas vezes anualmente, enquanto a contabilidade gerencial atua de acordo com as necessidades da administração, podendo ser utilizada até diariamente.

Apesar das diferenças mencionadas anteriormente, ambas adotam princípios muito parecidos, baseados em normas definidas pelos Conselhos de Contabilidade e também pela legislação brasileira, para que possam produzir documentos legítimos e confiáveis.

Quais são os princípios da contabilidade financeira?

Como falamos anteriormente, a contabilidade financeira tem como objetivo a avaliação real da saúde financeira de um negócio. E para chegar nesse resultado ela coleta e analisa dados passados da empresa até dados do seu momento atual.

Para fazer uma análise apurada e segura, a contabilidade financeira utiliza três documentos principais. E é sobre eles que falaremos brevemente a seguir.

– Balanço Patrimonial: apresenta todos os ativos (bens e direitos) e passivos (dívidas e deveres) da organização. Através dele é possível ter uma visão consolidada da evolução da organização e assim entender onde e como os recursos gerados foram aplicados.

– Demonstração de Resultado de Exercício (DRE): podemos dizer que este documento, extremamente essencial na contabilidade financeira, sintetiza de forma mais completa e direta todas as atividades da empresa apresentando se houve lucro ou prejuízo.

– Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC): apresenta todas as entradas e saídas envolvendo dados financeiros de uma empresa dentro de um período específico não apenas no caixa, mas também nas contas bancárias e nas aplicações e investimentos.

Related Post
Por que contratar uma empresa especialista em contabilidade para TI?

Profissional de TI: multiplique suas oportunidades. Tenha um CNPJ

No dinâmico mundo da TI, onde a inovação é a norma e as demandas são constantes, a gestão financeira e contábil torna-se uma peça fundamental para o sucesso das empresas

3 formas de pensar as finanças da sua empresa

Gerir as finanças de uma empresa é um desafio contínuo que exige uma abordagem estratégica e flexível. Para garantir o sucesso financeiro a longo prazo, é crucial adotar diferentes formas

Como trabalhar com TI e reduzir impostos legalmente

Trabalhar com tecnologia da informação é uma área dinâmica e desafiadora, e encontrar maneiras de reduzir impostos legalmente pode ser um aspecto crucial para o sucesso de uma empresa nesse

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powering over 1.5 million websites worldwide

Our set he for firmament morning sixth subdue darkness creeping gathered divide our let god moving.

Or

+10 378 267 3782