Skip to content

Mitos e verdades sobre a contabilidade

É comum encontrarmos por aí informações sobre diferentes segmentos do mercado, incluindo a contabilidade. No entanto, como tudo na vida, quando não nos aprofundamos, o assunto parece algo distante de nossa realidade: a gastronomia é para quem sabe cozinhar, a fotografia é um hobby que virou trabalho e o jornalismo é para quem consegue se comunicar.

O problema é que essas áreas vão muito além do que imaginamos. Na maioria das vezes, o que temos como certo não passa de um mito da profissão. Com a contabilidade também é assim, em especial quando se trata de seus profissionais e suas competências.

Pensando nisso, para desmistificar equívocos que ouvimos a todo instante, resolvemos comentar alguns mitos e certas verdades a respeito da área. Dessa forma, você saberá do que se trata e, mais ainda, entenderá a importância da contabilidade para o seu dia a dia. Acompanhe!

Contabilidade: uma área em ascensão

A área contábil veio crescendo nos últimos anos, principalmente por se juntar às novas tecnologias. Assim, trouxe inovações para os processos, facilitando burocracias e, é claro, a vida de muita gente.

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e do Conselho Federal de Contabilidade, o ramo ficou entre as profissões que mais contratou no Brasil em 2018, chegando ao número de quase 17 mil vagas de emprego preenchidas.

Além disso, é uma das áreas populares no campo acadêmico de Ensino Superior e está no ranking das carreiras mais bem remuneradas no país.

Isso porque o campo das ciências contábeis não forma apenas profissionais focados em assuntos específicos. O segmento abre portas para que o contador se torne um empresário, um pesquisador, um consultor, um auditor, entre tantas outras possibilidades.

Mitos e verdades sobre a contabilidade

Quando falamos em oportunidades, significa que a contabilidade, mesmo com seus padrões, suas normas e seus conselhos — assim como qualquer profissão —, é um segmento com muitas opções. Um contador, por exemplo, não necessariamente será perito em tributações.

Vamos, então, descobrir algumas verdades sobre a área contábil e desmentir mitos que andam comentando por aí? Confira o que preparamos!

Toda empresa precisa de um contador

Verdade. Não importa o segmento de mercado, o tamanho, a quantidade de clientes ou o que pretende alcançar, toda empresa precisa de um profissional da contabilidade ao lado. E se você tem um negócio, mas ainda não sentiu essa necessidade, certamente irá sentir!

Inclusive, você, enquanto pessoa física, também pode precisar de um contador, pois este organiza a documentação financeira de forma segura e projeta estratégias que fazem a diferença nos lucros.

Contabilidade online é menos efetiva

Mito. Atualmente, com a ajuda da tecnologia, o atendimento online é tão ou mais efetivo que o presencial. Ao contratar os serviços de forma remota, com uma empresa de confiança, as informações financeiras do cliente são otimizadas e ficam ao alcance dos profissionais.

Fora isso, a contabilidade no meio digital possibilita uma comunicação mais rápida e direta, contando com a existência dos chats, dos formulários de contato, das páginas de dúvidas frequentes e do próprio WhatsApp. Contudo, isso não dispensa as habilidades de um contador.

Contadores são importantes para a abertura de empresas

Verdade. Quando se pensa em abrir um negócio ou começar a empreender, é fundamental ter ao lado aquele profissional experiente que entende de capital, finanças e outras questões específicas da contabilidade.

Assim, em vez de correr o risco da quebra de caixa ou de encarar prejuízos mais altos por conta da falta de informação, você poderá cuidar da sua empresa com segurança, sabendo que haverá um contador por trás dos planejamentos estratégicos e da constituição societária, por exemplo.

Contabilidade é só matemática
Mito. A matemática traz a base da área contábil, mas não é tudo na profissão. Para se ter uma ideia, um contador não precisa ser expert em contas para se dar bem na carreira, assim como também lidará com outras coisas, como relações humanas, planejamentos estratégicos e ética.

A contabilidade é mais do que apenas a gestão de custos e o preparo de demonstrações financeiras. Noções de administração e organização, por exemplo, podem até destacar um profissional do ramo.

Converse com quem realmente entende do assunto

Como pudemos perceber, a contabilidade é uma área de muitos caminhos. Por isso, se você está pensando em abrir uma empresa, vem empreendendo ou já tem seu próprio negócio e precisa de ajuda, deixe os receios de lado e converse com um profissional da área.

Fonte: Pires Contabilidade (adaptado)

Related Post
Por que contratar uma empresa especialista em contabilidade para TI?

Profissional de TI: multiplique suas oportunidades. Tenha um CNPJ

No dinâmico mundo da TI, onde a inovação é a norma e as demandas são constantes, a gestão financeira e contábil torna-se uma peça fundamental para o sucesso das empresas

3 formas de pensar as finanças da sua empresa

Gerir as finanças de uma empresa é um desafio contínuo que exige uma abordagem estratégica e flexível. Para garantir o sucesso financeiro a longo prazo, é crucial adotar diferentes formas

Como trabalhar com TI e reduzir impostos legalmente

Trabalhar com tecnologia da informação é uma área dinâmica e desafiadora, e encontrar maneiras de reduzir impostos legalmente pode ser um aspecto crucial para o sucesso de uma empresa nesse

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powering over 1.5 million websites worldwide

Our set he for firmament morning sixth subdue darkness creeping gathered divide our let god moving.

Or

+10 378 267 3782