Skip to content

Negociação estratégica em momentos de crise financeira

Atualmente, os brasileiros vivem em uma situação economicamente crítica, causada principalmente pela crise da pandemia mundial do Covid-19, que se alastra há mais de um ano. Assim, diante da insegurança econômica, não foi difícil ver empresas que eram bem estruturadas, mas, agora, encontram-se à beira do abismo financeiro. Portanto, as táticas de negociação se tornaram aliadas para esse momento drástico.

Segundo a pesquisadora Michelle Russo Doretheia (2018), em “Negociação empresarial”, para uma boa negociação é necessário se preparar, estar ciente dos seus limites e estar disposto a flexibilizar, pois as técnicas de negociação encaixam-se em dois tipos principais. Na primeira, a competitiva, há a demonstração de agressividade e impulsividade, enquanto a segunda, entendida como negociação cooperativa, visa à flexibilização de termos, além do seu objetivo e acordar onde ambas as partes se beneficie.

A negociação é uma grande aliada. No entanto, não se pode esquecer que o principal é a ética. Conforme o Secretário de Defesa do Consumidor e diretor-executivo do Procon-SP, Fernando Capez, em entrevista ao Uol Debate, “ninguém deve procurar levar vantagem sobre ninguém numa situação como essa. É uma pandemia, uma catástrofe. Todo mundo tem que perder um pouco para que todos possam ganhar. A boa-fé e muito importante”. Com isso, é fundamental se agarrar aos princípios de uma sociedade justa.

Fonte:
DOROTHEIA, Michelle Russo, Negociação Empresarial, 2018, disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/administracao/negociacao-empresarial.htm, Acessado em: 15/04/2021.
SITE UOL. Covid-19: contra a Contra judicialização e calote, especialistas defendem negociação. 2020. Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/05/07/covid-19-contra-judicializacao-e-calote-especialistas-defendem-negociacao.htm?cmpid=copiaecola, acessado em: 15/04/2021

Produzido por Cristiane – Departamento Fiscal Jotagê

Related Post

Profissional de TI precisa abrir um CNPJ?

Com a crescente dependência da sociedade na tecnologia, os profissionais de TI estão mais em demanda do que nunca.

Qual o momento de migrar de MEI para ME?

Uma das decisões cruciais que os empreendedores enfrentam é determinar o momento apropriado para migrar de MEI, Microempreendedor Individual, para ME, Microempresa.

Médico precisa ter contabilidade?

A medicina é uma vocação nobre e desafiadora, centrada no cuidado da saúde e bem-estar das pessoas. No entanto, por trás do estetoscópio e da bata branca, os médicos também

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powering over 1.5 million websites worldwide

Our set he for firmament morning sixth subdue darkness creeping gathered divide our let god moving.

Or

+10 378 267 3782