Skip to content

O papel desempenhado pela autorresponsabilidade

O termo autorresponsabilidade pode ser definido como a capacidade de assumir para si a responsabilidade total sobre o que acontece em sua vida. Desde o positivo ao negativo, sendo falho ou assertivo, você assume todas as consequências dos seus atos.

Necessário ressaltar aqui que é inegável o fato de que você não é capaz de controlar o meio externo e tudo o que acontece a sua volta, mas o modo como se comporta perante os mais variados cenários, pode, sim, ser escolhido e/ou controlado para que os melhores resultados sejam alcançados.

A ideia central não é se culpar de forma descomunal assumindo até os erros que não são seus, mas que você, ao se deparar com entraves e limitações, consiga perceber onde poderá agir para provocar as mudanças necessárias que garantirão resultados satisfatórios e aprendizados valiosos.

Tal perspectiva proporciona uma reflexão muito consciente sobre a realidade e sobre os efeitos obtidos através das suas escolhas. Assim, caso você identifique um problema ou se depare com uma insatisfação, basta que pratique de forma clara e objetiva a mudança do seu comportamento ou da sua direção para a resolução. A decisão está em suas mãos.

Inicialmente, isso parece soar muito pesado e um tanto quanto desafiador, porém, a prática da autorresponsabilidade lhe conduz para uma realidade tão libertadora de concretizações e realizações tão plenas que o exercício dela faz valer a pena.

Pessoas autorresponsáveis não transferem a culpa, não procuram culpados, não se fazem de vítimas. Pessoas autorresponsáveis promovem a solução, fazem a sua parte, fazem o que deve ser feito e se encorajam para sempre fazer o seu melhor!

Produzido por Raquel Nazaré – RH da Jotagê

Related Post

Profissional de TI precisa abrir um CNPJ?

Com a crescente dependência da sociedade na tecnologia, os profissionais de TI estão mais em demanda do que nunca.

Qual o momento de migrar de MEI para ME?

Uma das decisões cruciais que os empreendedores enfrentam é determinar o momento apropriado para migrar de MEI, Microempreendedor Individual, para ME, Microempresa.

Médico precisa ter contabilidade?

A medicina é uma vocação nobre e desafiadora, centrada no cuidado da saúde e bem-estar das pessoas. No entanto, por trás do estetoscópio e da bata branca, os médicos também

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powering over 1.5 million websites worldwide

Our set he for firmament morning sixth subdue darkness creeping gathered divide our let god moving.

Or

+10 378 267 3782