Skip to content

Qual o objetivo da contabilidade? Entenda a importância para a empresa.

Qual o objetivo da contabilidade? Entenda a importância para a empresa.

O serviço de contabilidade evolui a cada ano, mas muitos empresários ainda se perguntam qual o objetivo da contabilidade e como fazer a escolha correta da contabilidade para sua empresa.

De fato, essa é uma decisão que precisa ser tomada com cuidado. Afinal, a contabilidade será os olhos gerenciais da sua empresa e é preciso contratar pessoas que que priorizem a gestão e que estejam dispostas a ajudar para que a empresa cresça cada vez mais.

Este texto vai te ajudar a entender todos estes pontos. Continue a leitura e saiba mais sobre o objetivo da contabilidade!

O que é contabilidade?

A contabilidade é a ciência que visa auxiliar gestores e empresários estudas, orientar e controlar a parte administrativa econômica da empresa.

Além disso, é por meio de uma contabilidade bem-feita que é possível realizar tomadas de decisões importantes a respeito do negócio, o que contribui para que a empresa seja mais lucrativa e ainda mantenha suas obrigações fiscais e de controle contábil em dia.

Segundo o conceito oficial de contabilidade ditado pelo 1º Congresso Brasileiro de Contabilidade:

“Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro dos atos e fatos de uma administração econômica”.

Qual o objetivo da contabilidade?

O principal objetivo da contabilidade é manter a organização do patrimônio das empresas, ou seja, o conjunto de direitos, bens e obrigações empresariais.

Isso significa estar atentos às obrigações fiscais, fornecer informações e analisar resultado das atividades econômicas desenvolvidas.

Dentre as principais funções da contabilidade estão:

  • Orientação e assessoria para a abertura e encerramento de empresas de qualquer natureza;
  • Importar, registrar e escriturar notas fiscais;
  • Calcular e orientar sobre folha de pagamento dos funcionários e pró-labore dos sócios;
  • Registrar contabilmente as admissões, afastamentos e demissões de funcionários;
  • Preparar e entregar obrigações acessórias exigidas pelo fisco;
  • Calcular e emitir guias para o pagamento de impostos;
  • Preencher e emitir livros fiscais e contábeis;
  • Emitir demonstrativos e balanços contábeis e financeiros;
  • Emitir e controlar certidões negativas.

Estes são apenas alguns exemplos do objetivo da contabilidade e como ela pode facilitar a vida do empresário.

Qual a importância da contabilidade para as empresas?

Se você ainda está na dúvida sobre a contratação da contabilidade, saiba que ela é de extrema importância para quem deseja desenvolver sua empresa de forma consciente, analisando dados e faturamento e tomando decisões assertivas.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, aproximadamente 60% das empresas fecham com menos de cinco anos de atividade. A principal causa, segundo o estudo, é a falta de planejamento e a ausência ou ineficácia da gestão financeira.

E é aí que entra a contabilidade.

A contabilidade assume um papel importante de controle interno no qual se torna essencial para que a empresa consiga se sustentar e andar de acordo com a lei.

Segundo o artigo 1.179 do Código Civil:

“O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico”.

Como escolher a contabilidade par aminha empresa?

Agora que você já sabe a importância da contabilidade para sua empresa, é preciso estar atento ao escolher quem vai exercer esse papel para você.

É preciso contratar uma contabilidade de confiança e que tenha experiencia no mercado. Dessa forma, os profissionais envolvidos saberão, ao certo, resolver os diversos problemas fiscais que podem aparecer ao longo da sua jornada empresária.

A JOTAGÊ, por exemplo, é uma contabilidade líder de mercado e que atua há 30 anos com diversas empresas, em vários segmentos.

Se você precisa de uma contabilidade confiável para cuidar do seu negócio, entre em contato, conheça nossa equipe e saiba mais sobre o que a JOTAGÊ pode fazer pela sua empresa.

Related Post
Por que contratar uma empresa especialista em contabilidade para TI?

Profissional de TI: multiplique suas oportunidades. Tenha um CNPJ

No dinâmico mundo da TI, onde a inovação é a norma e as demandas são constantes, a gestão financeira e contábil torna-se uma peça fundamental para o sucesso das empresas

3 formas de pensar as finanças da sua empresa

Gerir as finanças de uma empresa é um desafio contínuo que exige uma abordagem estratégica e flexível. Para garantir o sucesso financeiro a longo prazo, é crucial adotar diferentes formas

Como trabalhar com TI e reduzir impostos legalmente

Trabalhar com tecnologia da informação é uma área dinâmica e desafiadora, e encontrar maneiras de reduzir impostos legalmente pode ser um aspecto crucial para o sucesso de uma empresa nesse

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powering over 1.5 million websites worldwide

Our set he for firmament morning sixth subdue darkness creeping gathered divide our let god moving.

Or

+10 378 267 3782