Skip to content

Quando o desenquadramento MEI pode ocorrer

Há uma série de requisitos e exigências para que o Microempreendedor Individual (MEI) seja considerado dentro da categoria. Para que fique enquadrado neste regime, o MEI precisa manter os requisitos solicitados, embora nem sempre seja o caso. O desenquadramento acontece quando o empreendedor deixa de cumprir alguma condição do regime.

Desenquadramento opcional

Pode ocorrer quando a empresa cresce e o seu faturamento anual excede a cota do MEI, que é de R$ 81.000,00 (oitenta e um mil reais), ou surge a necessidade da contratação de mais empregados. Com isso, o MEI deve progredir para uma nova categoria de enquadramento, como a Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP).

Tenha em mente que o desenquadramento voluntário pode ocorrer em qualquer momento, mas a solicitação só será aplicada a partir de janeiro do próximo ano. Apenas se solicitado em janeiro, vale para aquele ano.

O pedido de desenquadramento pode ser feito on-line por meio do serviço “Desenquadramento SIMEI” no portal do Simples Nacional.

Desenquadramento obrigatório

Ainda que seja contra a vontade do empresário, esta situação pode acontecer de forma obrigatória. Confira os motivos para realização do desenquadramento obrigatório:

● Atividade econômica excluída do MEI;
● Exceder o faturamento anual;
● Contratação de mais de um funcionário.

Com isso, o desenquadramento deve seguir as regras do artigo 81 da Resolução CGSN nº 140 de 2018.

Eduardo Reis – Societário da Jotagê

Related Post
Por que contratar uma empresa especialista em contabilidade para TI?

Profissional de TI: multiplique suas oportunidades. Tenha um CNPJ

No dinâmico mundo da TI, onde a inovação é a norma e as demandas são constantes, a gestão financeira e contábil torna-se uma peça fundamental para o sucesso das empresas

3 formas de pensar as finanças da sua empresa

Gerir as finanças de uma empresa é um desafio contínuo que exige uma abordagem estratégica e flexível. Para garantir o sucesso financeiro a longo prazo, é crucial adotar diferentes formas

Como trabalhar com TI e reduzir impostos legalmente

Trabalhar com tecnologia da informação é uma área dinâmica e desafiadora, e encontrar maneiras de reduzir impostos legalmente pode ser um aspecto crucial para o sucesso de uma empresa nesse

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powering over 1.5 million websites worldwide

Our set he for firmament morning sixth subdue darkness creeping gathered divide our let god moving.

Or

+10 378 267 3782