Em um mercado competitivo e globalizado, surge a necessidade de se destacar entre os demais. Para isso, é necessária uma boa técnica de negociação para alcançar seus objetivos. As técnicas e táticas de negociação são um grande auxílio para quem necessita, deixando de lado a ideia de que apenas a conversação não é suficiente para uma boa negociação.
Para Carolina Ceniza-Levine (2019), no livro “As 4 melhores estratégicas usadas por negociadores excepcionais”, um bom negociador utiliza-se de quatro técnicas excepcionais de negociação, sendo elas: a primeira técnica é almeje alto, ao iniciar tenha uma boa margem de negociação, quanto maior for o espaço melhor será o ponto de conclusão.
Segunda é: faça perguntas, geralmente o negociador, quando inicia o processo, dá pouca informação. Com o rumo da conversa, as informações são liberadas, sendo, assim, quanto maior a quantidade de perguntas maior a quantidade de informações relevantes terá.
A terceira é: leve o tempo que precisar, muitas negociações não saem como planejado, pois são feitas às pressas e não há tempo de visualizar os pontos importantes. Alguns pontos só são percebidos após a negociação já finalizada. Sendo assim, se for necessário, remarque a reunião e paute todos os pontos necessários para serem discutidos em um próximo encontro.
E, por último, amplie seu foco. A maioria dos negociadores agem de maneira muito estreita, sem visualizar outros aspectos e alternativas. Se isso ocorrer, o melhor é buscar mais informações e outros caminhos, de modo a ampliar suas alternativas de negócios.
Fonte:
CENIZA-LEVINE, Carolina. As 4 melhores estratégicas usadas por negociadores excepcionais. 2019. Disponível em: https://forbes.com.br/carreira/2019/12/as-4-melhores-estrategias-usadas-por-negociadores-excepcionais/, Acessado em: 15/04/2021.
Produzido por Cristiane – Departamento Fiscal Jotagê
No comment yet, add your voice below!