Skip to content

Tenha um planejamento contábil estruturado. Saiba como.

Tenha um planejamento contábil estruturado. Saiba como.

O planejamento contábil é imprescindível para uma organização, pois trata-se do acompanhamento da gestão financeira de uma empresa, independente do seu porte. Ele proporciona ao gestor de uma empresa ter total controle sobre o negócio, mantendo-o sólido, em crescimento e competitivo.

Um planejamento contábil bem estruturado, colocado em prática de forma contínua e sistemática, ajudará o empreendedor a tomar decisões estratégicas para o negócio, como projeções, investimentos e gestão de despesas, tudo isso com base em dados e informações reais sobre o negócio.

O planejamento contábil deve ser elaborado desde o início do empreendimento e ser atualizado regularmente, conforme as mudanças do mercado e as necessidades do próprio negócio.

Se você quer fazer um planejamento contábil estruturado para a sua empresa, não deixe de ler este artigo. Falaremos sobre tudo que você precisa saber.

O que é o planejamento contábil e quais as suas vantagens?

O planejamento contábil torna possível a tomada de decisões com foco nos objetivos da empresa, seja para grandes negócios ou microempreendimentos. Um bom controle contábil é fundamental para controlar a saúde financeira dos negócios.

Podemos dizer que a principal finalidade do planejamento contábil é manter a empresa competitiva e lucrativa, uma vez que ajuda o gestor a pensar no futuro e o prepara para lidar com as incertezas que o mercado pode reservar.

Um planejamento contábil eficiente e estratégico deve registrar e monitorar todas as movimentações fiscais, trabalhistas e financeiras da organização, como: investimentos, contas a pagar e receber, estoque, fluxo de caixa, custos e despesas. Além disso, deve manter constante observação da legislação contábil para atuar em conformidade com ela.

Gerar relatórios com informações sólidas e confiáveis permitirá um diagnóstico assertivo que ajudará na tomada de decisão, além de fornecer melhores possibilidades para avaliação do cenário real da empresa e auxiliar no cumprimento de exigências fiscais.

Podemos concluir que um bom planejamento contábil pode garantir muitos benefícios para uma empresa.

Conformidade com a legislação:

Devemos destacar este benefício uma vez que a complexidade do sistema tributário brasileiro é consenso entre especialistas da área contábil. Sendo assim, podemos afirmar que um planejamento contábil bem feito prevê controles internos para evitar infrações legais, o que pode significar reduções de custos e vantagens para os cofres do negócio a longo prazo.

Maior controle econômico e financeiro da empresa:

O planejamento contábil permite que o gestor não só registre tudo que entra e sai da empresa, como também acompanhe esse processo de perto. Dados sobre investimentos, contas, fluxo de caixa, custos de funcionamento e despesas permitirão uma análise do que está ou não rendendo retorno, o que está ou não sendo desperdiçado e o que precisa ser melhorado.

Elaboração de estratégias:

A partir de informações a respeito do planejamento contábil é possível ter fundamentos técnicos e inteligentes para a elaboração de ações estratégicas, tomadas de decisões racionais e movimentações eficientes que visem melhorar a saúde financeira da empresa.

Podemos citar ainda outros tantos benefícios, como:

  • Facilita acesso a linhas de crédito;
  • Prova aos sócios a verdadeira situação patrimonial;
  • Demonstra com facilidade os resultados obtidos num determinado período;
  • Demonstra a origem e onde estão sendo aplicados os recursos;
  • Dá subsídios para o balanço patrimonial.

Além de todas as vantagens já mencionadas no texto até aqui, o planejamento contábil otimiza diversos processos internos, fundamenta tomadas de decisões estratégicas e calcula os encargos sociais na organização.

O planejamento contábil também ajuda no desenvolvimento de procedimentos padronizados para emissão de notas fiscais, o registro de entrada e saída de produtos do estoque, lançamentos de pagamentos e recebimentos, além de outras possibilidades.

Como fazer um planejamento contábil?

Não existe uma forma única de elaborar um planejamento contábil. Deve-se levar em consideração as particularidades de cada segmento empresarial na hora de elaborar o seu planejamento, porém, algumas práticas são universais e usadas em qualquer negócio. Acompanhe abaixo.

Estabeleça metas

Em qualquer negócio é fundamental saber aonde se quer chegar, para isso é necessário estabelecer metas de médio e longo prazos. Avalie quais são as prioridades tributárias e financeiras da empresa e estabeleça as metas para executá-las.

Junto ao plano para alcançar seus objetivos é necessário adotar ferramentas e procedimentos adequados para que as metas possam ser alcançadas e também meios para que possam ser verificados os resultados.

Organize os documentos

Esta tarefa é essencial em qualquer empresa, principalmente quando falamos de dados bancários, contas a pagar, contas a receber, registros, contratos e etcs.

Toda documentação deve ser mantida e organizada de modo que possa ser encontrada com facilidade. Isso fará com que os processos sejam mais ágeis e seguros.

Controle as contas a pagar e a receber

Manter um controle minucioso sobre as contas a pagar e receber permite uma visão global e precisa de todos os compromissos financeiros da empresa. Desse modo, o gestor consegue evitar prejuízos financeiros, débitos com fornecedores e dívidas bancárias. Além de possibilitar fazer análises históricas e de possibilidades.

Crie um calendário de tributos

Sugerimos que você tenha “em mãos” um calendário com todas as obrigações tributárias e suas respectivas datas de pagamento. Com esse material, você e seus colaboradores dificilmente se esquecerão dessas obrigações.

Registre todas as atividades

Faça um registro detalhado de todas as atividades desenvolvidas na empresa. Organize as tarefas diárias e controle a produtividade dos funcionários.

Dessa maneira, é possível mensurar quantas horas são necessárias para a realização de um determinado trabalho, o que permite calcular melhor os honorários no momento de cobrar de um cliente, além de estabelecer com mais precisão o tempo adequado para cada atividade.

Acompanhe tudo de perto

É necessário conhecer as etapas de trabalho, criar normas, processos de padronização das tarefas a serem executadas e acompanhar a produtividade da equipe. O objetivo é confirmar se os colaboradores estão seguindo o plano definido ao longo do planejamento.

Em alguns casos maus hábitos podem comprometer o sucesso do novo protocolo de procedimentos. Se for este o caso, os profissionais devem ser orientados sobre todas as ações que foram introduzidas na companhia e a importância de cada um deles para o sucesso deste novo processo.

Monitore os resultados

Por fim, não se esqueça de criar métricas e monitorar os resultados seguindo períodos pré-determinados. Afinal, toda ação empresarial precisa ser medida e analisada para saber se está ou não gerando benefícios. Fazendo isso, será possível implantar melhorias nos processos e alcançar os objetivos da organização.

Podemos concluir que o planejamento contábil precisa resultar em organização, eficiência, melhora nos procedimentos de controle interno, adequação legal, redução de custos e, como resultado, aumento da lucratividade.

Sabemos que empreender no Brasil não é tarefa fácil. São muitas regras a serem cumpridas e muito trabalho a ser feito, principalmente quando se trata da contabilidade de uma empresa. Neste caso toda atenção ao menor detalhe faz diferença nos resultados do seu negócio.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que as dicas te ajudem a colocar as diretrizes para um bom planejamento contábil em prática, aprimorando constantemente suas estratégias.

Lembre-se que a Jotagê é uma empresa especializada em contabilidade digital descomplicada. Fale com nossa equipe!

Related Post
Por que contratar uma empresa especialista em contabilidade para TI?

Profissional de TI: multiplique suas oportunidades. Tenha um CNPJ

No dinâmico mundo da TI, onde a inovação é a norma e as demandas são constantes, a gestão financeira e contábil torna-se uma peça fundamental para o sucesso das empresas

3 formas de pensar as finanças da sua empresa

Gerir as finanças de uma empresa é um desafio contínuo que exige uma abordagem estratégica e flexível. Para garantir o sucesso financeiro a longo prazo, é crucial adotar diferentes formas

Como trabalhar com TI e reduzir impostos legalmente

Trabalhar com tecnologia da informação é uma área dinâmica e desafiadora, e encontrar maneiras de reduzir impostos legalmente pode ser um aspecto crucial para o sucesso de uma empresa nesse

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powering over 1.5 million websites worldwide

Our set he for firmament morning sixth subdue darkness creeping gathered divide our let god moving.

Or

+10 378 267 3782