Skip to content

Tipos de empresa para abrir no Brasil!

Tipos de empresa para abrir no Brasil!

Você sabe quais são os tipos de empresas que existem no mercado brasileiro? Sabia que essa informação é extremamente importante para quem deseja abrir um novo negócio, já que o tipo de empresa irá influenciar no pagamento de imposto?

Você, empreendedor, que está querendo abrir o seu negócio e está em dúvida de como fazer isso e qual o tipo de empresa que você deve abrir, você veio ao lugar certo. Neste texto nós vamos falar tudo sobre esse tema e te explicar como fazer a escolha correta.

Continue a leitura!

Quais são os tipos de empresa?

Atualmente existem seis tipos de empresa que você pode abrir no mercado brasileiro. De forma simples, as empresas podem ser divididas em empresários individuais e sociedade e, para cada uma delas, existem três tipos.

Empresários individuais

No âmbito de empresários individuais nós temos 3 tipos de empresa:

  • MEI – microempreendedor individual
  • Empresário individual
  • Sociedade unipessoal

O que é o MEI?

O MEI é o primeiro tipo de empresa no âmbito de empresa individual.

Essa é a modalidade para aquela pessoa que está iniciando seu negócio com um faturamento pequeno, mas precisa regularizar a empresa e emitir nota fiscal.

O MEI possui uma série de benefícios e direitos, mas também possui suas limitações.

Dentro do MEI o empresário pode faturar até R$ 81 mil reais por ano, o que dá em média R$ 6.750 no mês. Outra limitação do MEI é que esse tipo de empresa só pode ter um funcionário.

O patrimônio pessoal da pessoa cadastrada no MEI se mistura com o patrimônio da empresa.

O que é empresário individual?

O empresário individual é o segundo tipo de empresa no âmbito de empresas individuais.

Ele também não tem sócio e é responsável por 100% do seu capital aportado na empresa. O seu patrimônio pessoal também se mistura com o patrimônio da empresa e a sua responsabilidade é ilimitada ao capital social da empresa

O empresário individual é tributado pelo faturamento e não possui limite de faturamento anual, ao contrário do MEI. Outra diferença é que esse tipo de empresa pode contratar quantos funcionários quiser.

O que é Sociedade Limitada Unipessoal?

O terceiro tipo de empresa no âmbito de empresa individual é a SLU, Sociedade Limitada Unipessoal.

Esse tipo de empresa foi criado recentemente, com a possibilidade de um empresário só, ou seja, de uma única pessoa, abrir uma empresa tendo sua responsabilidade limitada àquele

capital aportado na empresa.

E o que isso significa? Que ele blinda o seu patrimônio pessoal e que a sua responsabilidade, perante ao seu CNPJ, é limitada àquele capital aportado na empresa.

Além disso, a Sociedade Limitada Unipessoal pode abrir mais de 1 empresa com esse tipo de modalidade. Ela é tributada pelo faturamento e pode admitir quantos funcionários forem necessários.

Sociedades

Já no âmbito de empresas constituídas em sociedade, também temos três tipos de empresa:

  • Sociedade Empresarial Limitada (LTDA)
  • Sociedades anônimas;
  • Sociedades simples.

O que é Sociedade Empresarial Limitada?

A sociedade Empresarial Limitada (LTDA) é onde dois ou mais sócios se unem para abrir empresa e aportam capital. Cada um é responsável solidariamente pelo capital aportado de acordo com o percentual que foi definido para cada um dos sócios.

O imposto, para esse tipo de empresa, também tributado pelo faturamento e eles podem contratar quantos empregados forem necessários para a empresa.

O que é Sociedade Anônima?

o segundo tipo de empresa são as sociedades anônimas, as S.A.s, que possuem regras específicas. Geralmente são utilizados por Grandes Empresas e ao invés de sócios elas têm Acionistas.

As Sociedades Anônimas possuem dois tipos de modalidade: podem ser de capital aberto ou capital fechado.

Em capital aberto as ações são negociadas em Bolsas de Valores, já em capital fechado as ações são negociadas internamente.

O que é Sociedade Simples?

E o terceiro tipo de sociedade são as Sociedades Simples, constituídos por dois ou mais profissionais com a mesma atividade que se juntam para prestar serviços de natureza intelectual por exemplo: médicos ou advogados.

Esse tipo de empresa é registrado em cartório.

Como escolher o tipo de empresa?

A parte mais difícil de se criar uma empresa é escolher qual o melhor tipo para sua atividade. Por isso é sempre muito importante contar com um profissional qualificado no assunto que irá te orientar sobre os prós e contras de cada uma delas.

A Jotagê é uma empresa especializada que pode te auxiliar durante todo o processo financeiro da sua empresa, desde a abertura do CNPJ. Entre em contato com nossa equipe e converse com um de nossos especialistas.

Lembre-se: a Jotagê é uma contabilidade digital que está pronta para te atender!

Related Post
Por que contratar uma empresa especialista em contabilidade para TI?

Profissional de TI: multiplique suas oportunidades. Tenha um CNPJ

No dinâmico mundo da TI, onde a inovação é a norma e as demandas são constantes, a gestão financeira e contábil torna-se uma peça fundamental para o sucesso das empresas

3 formas de pensar as finanças da sua empresa

Gerir as finanças de uma empresa é um desafio contínuo que exige uma abordagem estratégica e flexível. Para garantir o sucesso financeiro a longo prazo, é crucial adotar diferentes formas

Como trabalhar com TI e reduzir impostos legalmente

Trabalhar com tecnologia da informação é uma área dinâmica e desafiadora, e encontrar maneiras de reduzir impostos legalmente pode ser um aspecto crucial para o sucesso de uma empresa nesse

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powering over 1.5 million websites worldwide

Our set he for firmament morning sixth subdue darkness creeping gathered divide our let god moving.

Or

+10 378 267 3782