Skip to content

Você sabe o que é inscrição municipal?

Você sabe o que é inscrição municipal?

Para abrir uma empresa é preciso algumas etapas importantes como, por exemplo, criar o seu CNPJ e a Inscrição Municipal. O CNPJ é algo que a maioria dos brasileiros conhecem e sabem como funciona, mas você sabe o que é a inscrição municipal?

Para você que quer começar o seu negócio, a Jotagê é a melhor fonte de informação! Neste texto, por exemplo, vamos explicar exatamente o que é a inscrição municipal e porque ela é tão importante no processo de criação da sua empresa de forma correta.

Quer saber mais sobre Inscrição Municipal, quais as regras e como realizar seu registro? Continue a leitura!

O que é a Inscrição Municipal?

A Inscrição Municipal é o documento que permite que empresa funcione. É a Inscrição municipal é que vai ajudar a identificar o contribuinte no Cadastro Municipal Tributário, principal documento que serve para legalizar sua empresa.

É por meio da inscrição municipal que sua empresa fica apta a prestar serviços na cidade onde está localizada, controlando o ISSQN que é o Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza. Além disso, esse documento ainda impede o crime de sonegação de impostos, já que é por meio da inscrição municipal que a empresa pode realizar a emissão de notas fiscais.

Vale ressaltar que a inscrição municipal é obrigatória para qualquer empresa de qualquer cidade brasileira que participem de arrecadação de impostos.

Quais empresas precisam da inscrição municipal?

Se você chegou até aqui com certeza está no processo de abertura da sua empresa e precisa das orientações necessárias para fazer isso da melhor forma possível.

Em primeiro lugar precisamos lembra-lo que esse não é um processo fácil e contar com a ajuda de uma contabilidade experiente pode te ajudar, e muito!

A questão é que toda empresa precisa realizar o cadastro junto à prefeitura da cidade em que está sendo instalada e é obrigatório ter a inscrição municipal. Nenhum regime fica de fora dessa regra, nem mesmo o Microempreendedor Individual, conhecido como MEI.

Esse é um documento necessário independentemente da atividade em que sua empresa está inscrita.

Como fazer a Inscrição Municipal?

A inscrição municipal é feita por meio de um registro junto aos órgãos públicos, ou seja, Prefeitura da cidade onde será instalada a empresa.

Com esse registro você tem o número de identificação, que servirá para obter seu alvará de funcionamento.

Já o Cadastro Municipal Tributário é o registro da inscrição municipal ligada ao ISS, Imposto Sobre Serviços.

Mas afinal, como fazer a Inscrição Municipal?

De fato esse é um processo que pode demandar um pouco mais de tempo e de conhecimento por parte de quem irá realizar toda a abertura da empresa. Por isso, nossa dica é que você contrate uma contabilidade experiente para te ajudar nesse processo.

Para quem quer controlar o seu negócio e deixar a contabilidade empresarial alinhada de acordo com o que a lei manda, a Jotagê é a melhor opção. Todo o trabalho desenvolvido pela Jotagê e o auxílio nas questões contábeis passam pela realização de um trabalho efetuado com total segurança e respeito aos clientes.

Quer saber mais sobre como abrir uma empresa? Entre em contato com nossa equipe e tenha seus problemas contábeis resolvidos!

E se você tem interesse em saber mais sobre contabilidade pra empresas, a Jotagê disponibiliza um blog com diversas informações pertinentes ao negócio como um todo. Por meio dessas informações você vai conseguir desenvolver sua empresa para que ela tenha uma contabilidade e uma gestão saudável.

Acesse nosso blog e saiba mais!

Related Post

3 formas de pensar as finanças da sua empresa

Gerir as finanças de uma empresa é um desafio contínuo que exige uma abordagem estratégica e flexível. Para garantir o sucesso financeiro a longo prazo, é crucial adotar diferentes formas

Como trabalhar com TI e reduzir impostos legalmente

Trabalhar com tecnologia da informação é uma área dinâmica e desafiadora, e encontrar maneiras de reduzir impostos legalmente pode ser um aspecto crucial para o sucesso de uma empresa nesse
Por que contratar uma empresa especialista em contabilidade para TI?

Profissional de TI: multiplique suas oportunidades. Tenha um CNPJ

No dinâmico mundo da TI, onde a inovação é a norma e as demandas são constantes, a gestão financeira e contábil torna-se uma peça fundamental para o sucesso das empresas

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powering over 1.5 million websites worldwide

Our set he for firmament morning sixth subdue darkness creeping gathered divide our let god moving.

Or

+10 378 267 3782